Antes de viajar, a gente leu um texto escrito pela Vandana Shiva e destacamos os trechos que nos chamou mais atenção:
"'Só quando tivermos derrubado a última árvore, pescado o último peixe, e poluído o último rio, compreenderemos que não é possível comer dinheiro.'"
"A maioria dos problemas ambientais que são tratados como 'acidentes naturais' não são, na verdade, obra da natureza, e sim consequência da violação de seus de seus limites por parte de cientistas e planejadores em suas tentativas de expandir infinitamente o crescimento e o consumo."
"Muitas vezes essa destruição é causada pela demanda de matéria-prima para satisfazer ao consumo de artigos de luxo."
"Quando a subsistência é o princípio organizador do relacionamento da sociedade com a natureza, a natureza existe como bem comum. Ela só se transforma em recurso quando o lucro e a acumulação de capital tornam-se princípios organizadores e criam a necessidade da exploração dos recursos naturais para o mercado."
Quando o homem ultapassa os limites da natureza, com sua exploração a fim de, na maioria das vezes, conseguir capital, acaba gerando a verdadeira escassez. A partir daí, as florestas desaparecem, os rios secam, ar, água são poluidos. Essas consequências são vistas pelo homem como desastres naturais, não como uma consequência da extração e exploração dos recursos naturais, feito pelo homem.
Até mais tardeee povinho *-*
Amigas do Baguanio
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário